Sorry, your browser doesn't support Java(tm).  

 

Na procura de um índices de produtividade associados a adaptação às duras condições de clima e meio ambiente de regiões tropicais e subtropicais, levaram pesquisadores americanos e brasileiros a iniciarem cruzamentos envolvendo raças européias e zebuínas. Nesta busca por uma raça ideal, americanos iniciaram os cruzamentos entre Zebu e Angus no ano de 1912 na região de Lousiana - EUA, originando o programa Brangus que finalmente em 1942, com a fundação da Associação de criadores foi reconhecida pelo governo Americano.

No Brasil, trabalho similar de cruzamento utilizando as raças Angus e Nelore foi desenvolvido por técnicos do Ministério da Agricultura em Bagé - RS, em fase experimental a partir de 1940, recebendo em 1955 a classificação de trabalho preferencial.

O Brangus é uma raça sintética formada pelo cruzamento de animais da raça Angus e Zebu em sua proporção de 3/8 ou 37,5% de sangue zebu e 5/8 ou 62, 5% de sangue angus.

 

RESUMO ESQUEMÁTICO DOS MÉTODOS DE CRUZAMENTO

Registro

Sistema Origem Uso do Touro Comunicados necessários para Registro Tipos de monta permissíveis
34B Clássico 12B X Z

Z X 12B

Em vacas Angus para obtenção 38P CDC e CDN obrigatórios somente para registros de machos Controlada ou múltipla (relacionando os touros utilizados)
Absorvente

38B / P /  A X Z

Não há
12B Clássico A X Z

Z X A

Em vacas 14B para obtenção de 38P e em vacas zebu para obtenção de 34B CDC e CDN obrigatórios somente para  registros de machos Controlada ou múltipla (relacionando os touros utilizados)
Absorvente   38P

A X 34B

Não há
14B Clássico A X 12B Em vacas 12B para obtenção de 38P CDC e CDN obrigatórios somente para registros de machos Controlada ou múltipla (relacionando os touros utilizados)
38B Absorvente 38P

A X 12B

Em vacas zebu para obtenção de 34B CDC e CDN não são obrigatórios Controlada ou múltipla (relacionando os touros utilizados)
38P

(1º geração)

Clássico   34B X A

A X 34B

14B X 12B

12B X 14B

Pode ser usado com qualquer tipo de fêmea (Brangus ou Zebu);a base do avançado de gerações é sempre a mãe. CDC e CDN são obrigatórios Controlada ou múltipla (relacionando os touros utilizados)
Absorvente 38P

A X 38B

38A

(2º geração em diente)

Clássico 38P

A X 38P

Pode ser usado com qualquer tipo de fêmea (Brangus ou Zebu); a base de avanço de gerações é sempre a mãe. CDC e CDN são obrigatórios Somente controlada.