Entendendo a DEP (Diferença Esperada na Progênie)

A DEP, como a própria sigla indica, é uma estimativa de quanto a progênie de um reprodutor irá se diferenciar em relação a de outro indivíduo do ponto de vista genético, mantendo constante os demais fatores que afetam a performance. Ela é expressa na mesma unidade da característica medida (kg, cm ou grau de escala de escore visual, por ex.).

Conceitualmente a DEP representa a metade do valor genético de um indivíduo já que sua contribuição em termos de transmissão de genes para a progênie é de 50% (os outros 50% são provenientes do outro progenitor).

Como exemplo, tomemos a característica Dias para ganhar 400kg do nascimento ao sobreano e consideremos os touros A e B, com DEPs de 40 e 10 dias, respectivamente. A diferença entre as DEPs dos touros A e B é, portanto, de 30 dias. Isto significa que, se ambos forem acasalados com grupos semelhantes de vacas e os produtos forem submetidos às mesmas condições ambientais, os produtos do touro A serão, em média, 30 dias mais precoces para ganhar 400kg de peso do que os produtos do touro B. Para uma correta interpretação deve-se ter sempre em mente que apenas as diferenças entre as DEPs são relevantes, não os valores absolutos.